Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Valor de vendas do agricultor familiar dobrou em 2021!

Você tem conhecimento do valor máximo que o agricultor familiar pode realizar de vendas para sua entidade executora? É interessante saber que o valor de vendas do agricultor familiar dobrou em 2021. Portanto, vamos abordar um pouco sobre o valor da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) que cada agricultor pode vender para a sua entidade executora.

Inicialmente, é válido destacar a Lei  nº 11.947/2009 que prevê a aquisição de, no mínimo, 30% do valor repassado da verba federal para a compra diretamente da Agricultura Familiar, que é realizada por meio da chamada pública. Mas, afinal, há um limite para o valor que o agricultor pode vender para a entidade executora?

 

Requisitos do Agricultor Familiar e o que mudou nos valores

 

Obviamente, para que o agricultor se enquadre como Agricultor Familiar, ele deve permanecer dentro de uma faixa de valores. Antes de 2021, esse valor era de 20 mil reais de venda por entidade executora. A partir de 16 de novembro de 2021, a resolução nº 21 foi publicada, alterando a resolução nº 6 e dobrando esse valor de DAP para 40 mil ao ano.

Entretanto, será que o valor de vendas do agricultor familiar só pode ser de 40 mil durante o ano todo? Ele só vai receber esse valor? Não é bem assim. Esse valor de 40 mil é por entidade executora. Por exemplo, digamos que um agricultor individual ganhe uma chamada pública em seu município para vender um produto determinado e possa vender até o limite de 40 mil para esse município. Contudo, ele também participa de uma chamada pública do município vizinho e acaba levando alguns produtos para venda nesse outro município. Nesse caso, ele poderá vender mais 40 mil nesse segundo município e assim sucessivamente.

Sendo assim, o limite para o valor de vendas do agricultor familiar é por entidade executora, ou seja, por município ou por estado na qual ele ganhe a chamada pública para aquele item que ele fornece. Não é um limite de 40 mil ao ano apenas para aquele agricultor, mas sim um limite de acordo com cada Chamada Pública que ele venha a participar.

 

Valor de vendas do agricultor familiar em cooperativas

 

Você pode estar se perguntando como funciona o limite de venda para cooperativas de agricultores familiares. Quando se trata de grupos formais, como é o caso das cooperativas, o valor de 40 mil reais de DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) é multiplicado pelo número de agricultores familiares que compõem a cooperativa. Dessa forma, chega-se ao valor que essa cooperativa pode fornecer para determinado município. Assim como para os agricultores individuais, a cooperativa também pode vender para outros municípios. O limite da cooperativa será sempre a DAP de 40 mil reais multiplicado pelo número de DAPs familiares que compõem a cooperativa. É importante destacar que essa informação é relevante para entender as condições e limites da comercialização dos produtos dos agricultores familiares e cooperativas no Brasil. E você já conhecia essa informação?

Artigos recentes

  • All Posts
  • Alimentação escolar & Agricultura familiar
  • Alimentação escolar & COVID-19
  • Alimentação escolar saudável
  • Boas práticas de manipulação de alimentos
  • CAE: Conselho de Alimentação Escolar
  • Cardápios para alimentação escolar
  • Educação Alimentar e Nutricional
  • Geral
  • Legislação da Alimentação Escolar
  • PNAE: Programa Nacional de Alimentação Escolar

Fale conosco